O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
é uma condição neuropsiquiátrica comum, caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Afeta crianças, adolescentes e adultos, podendo causar impactos significativos no desempenho escolar, profissional e nas relações interpessoais.
Diversas abordagens terapêuticas são utilizadas no tratamento do TDAH, incluindo a medicação, terapia cognitivo-comportamental e, mais recentemente, a arteterapia.
As crianças com TDAH costumam apresentar estes sintomas:
Perda de foco:
Crianças com TDAH enfrentam dificuldades em manter o foco em atividades específicas, especialmente em tarefas que exigem concentração prolongada. Isso pode resultar em baixo desempenho escolar e frustração para pais, professores e a própria criança.
Desatenção:
A desatenção é um sintoma comum do TDAH e pode manifestar-se como dificuldade em seguir instruções, esquecimento e falha em concluir tarefas. Isso pode levar a conflitos com adultos e pares, além de afetar negativamente o processo de aprendizagem.
Excesso de energia:
Muitas crianças com TDAH apresentam alta energia e hiperatividade, tornando-se inquietas e impulsivas. Isso pode dificultar o controle do comportamento e a adaptação a ambientes estruturados, como a sala de aula.
Tédio:
Crianças com TDAH podem se entediar facilmente com tarefas repetitivas ou que não despertem seu interesse. Isso pode levar a um comportamento desafiador, como interrupções e distrações frequentes.
Limite:
A dificuldade em estabelecer e compreender limites pode ser um desafio para crianças com TDAH. Elas podem ter problemas em respeitar regras e seguir rotinas, o que pode resultar em conflitos e dificuldades na convivência.
Frustração:
A combinação de desatenção, hiperatividade e impulsividade pode levar a sentimentos de frustração, tanto para a criança quanto para aqueles que a cercam. Essa frustração pode se manifestar como irritabilidade, agressividade ou isolamento social.
Dificuldades de relacionamentos:
As crianças com TDAH podem enfrentar problemas na formação e manutenção de amizades devido a dificuldades em compreender as emoções e perspectivas dos outros, bem como a impulsividade que pode levar a comportamentos inadequados.
Prejuízo na aprendizagem:
A desatenção, a dificuldade de concentração e a impulsividade podem afetar negativamente o processo de aprendizagem das crianças com TDAH, levando a baixo desempenho escolar e atraso no desenvolvimento acadêmico.
Dificuldades de raciocínio/abstração:
Crianças com TDAH podem enfrentar desafios no raciocínio lógico e na compreensão de conceitos abstratos, o que pode afetar seu desempenho acadêmico e habilidades de resolução de problemas.
Alteração no sistema de recompensa:
O TDAH afeta o sistema de recompensa do cérebro, o que pode levar a dificuldades em regular emoções e comportamentos e em aprender com as consequências das ações.
Fadiga mental:
A constante luta para manter a atenção e controlar impulsos pode gerar fadiga mental nas crianças com TDAH. Essa fadiga pode afetar negativamente a motivação, o desempenho acadêmico e a capacidade de enfrentar desafios.
Exclusão:
Crianças com TDAH podem se sentir excluídas ou rejeitadas pelos colegas devido a diferenças comportamentais e dificuldades em estabelecer conexões sociais. Isso pode levar a sentimentos de solidão e baixa autoestima.
Falta de planejamento:
Devido à impulsividade e à desatenção, crianças com TDAH podem enfrentar dificuldades em planejar e organizar suas atividades, tanto no ambiente escolar quanto no cotidiano.
Desorganização:
A desorganização é um sintoma comum do TDAH e pode se manifestar como dificuldade em manter a ordem no ambiente pessoal, como quarto e material escolar, ou em organizar pensamentos e ideias de forma coesa.
Ao identificar e abordar esses desafios, profissionais, pais e educadores podem ajudar crianças com TDAH a superá-los e a alcançar um melhor desenvolvimento emocional, social e acadêmico. É importante lembrar que cada criança é única e pode apresentar diferentes graus de dificuldade em cada um desses aspectos. Portanto, é essencial adotar uma abordagem individualizada e compreensiva no processo de intervenção.
A arteterapia ajuda e muito no tratamento do TDAH.
A arteterapia é ferramenta que utiliza das linguagens da arte no processo terapêutico. Ao proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, com ausência de críticas, com a liberdade da expressão das capacidades e potencialidades de cada individuo, a arteterapia tem se mostrado uma abordagem importante no tratamento do TDAH, com técnicas de atenção sustentada que oferece condições de melhorar os aspectos e impactos da vida do indivíduo.
Melhora da autoestima e autoimagem:
Através da expressão artística, os clientes com TDAH podem expressar seus sentimentos e emoções de forma criativa e autêntica. Ao lidar com a arte que tem a ausência da crítica estética eles desenvolvem um senso de competência, o que pode melhorar a autoestima e a autoimagem.
Desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção:
A prática de atenção sustentada com a arte dentro do processo terapêutico, apresenta bons resultados, logo que a concentração e atenção pode ser um desafio para pessoas com TDAH. A arteterapia ajuda no desenvolvimento dessas habilidades, tornando mais fácil para os clientes manterem o foco e a atenção em outras áreas da vida.
Estímulo à criatividade e resolução de problemas:
A arteterapia proporciona oportunidades para explorar diferentes materiais e técnicas artísticas, estimulando a criatividade e a capacidade de pensar fora da caixa. Essas habilidades são importantes para a resolução de problemas e adaptação a novas situações.
Redução do estresse e ansiedade:
A expressão artística tem um efeito calmante e relaxante, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade, sintomas comuns em pacientes com TDAH. Cada material e a forma empregada proporciona um tipo de ressignificação na questão a ser cuidada. Tão importante quanto a escolha do material como a forma com que será conduzida a produção artística.
Melhora da comunicação e habilidades sociais:
A arte pode ser uma ferramenta poderosa para a comunicação de pensamentos, sentimentos e emoções. Através da arteterapia, os pacientes podem desenvolver habilidades de empatia e compreensão, melhorando suas relações interpessoais e intrapessoal.
Desenvolvimento de habilidades motoras:
A prática da arte envolve o uso das mãos e do corpo, o que pode ajudar a desenvolver a coordenação motora ampla e fina e a consciência corporal. Isso é especialmente útil para crianças com TDAH que apresentam dificuldade em se manter parado.
Em resumo, a arteterapia acompanhada de técnicas de atenção sustentada tem demonstrado ser uma ferramenta valiosa no tratamento do TDAH, contribuindo para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social.